myMPeL5 - 2015

Inscrições: Inscreva-se aqui (lugares limitados)

Evento no Facebook: Disponível aqui

Hastag#mympel

 Conferencistas convidados 
(por ordem de intervenção)

Elena Mallman
Doutora em Educação, professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB).  Foi coordenadora de equipas multidisciplinares  de tecnologia educacional em Educação a Distância. Tem-se dedicado  à pesquisa, desenvolvimento e capacitação na área dos Recursos Educacionais, Tecnologia Educacional e Atividades a Distância. Encontra-se a realizar investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning no âmbito dum pós-doc. Colabora com o DEED, como docente do MPeL (UAb).


Ana Nobre
Doutora em em Didactologie des Langues et des Cultures pela Universidade Sorbonne Paris III.Tem-se dedicado ao ensino das línguas estrangeiras em eLearning e aos recursos digitais para aprendizagem em contextos online. Foi coordenadora do projeto "Ensinar/aprender línguas online” e investigadora do projeto @ssess do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (FCT, 2010-2013) onde investigou a problemática da avaliação alternativa digital da oralidade.  É docente da uc Materiais e Recursos para eLearning (MReL) no MPeL (UAb).


Hugo Domingos
Técnico de eLearning na Wilson Learning (Portugal). Pós graduado em Pedagogia do eLearning. É especialista na área de eLearning, nomeadamente como formador  e concetor e produtor de conteúdos e  recursos para eLearning. Foi instructional designer na AVANZO (2010-2012) e técnico de formação em eLearning na Faculdade de Ciências da Universidade Nova e bolseiro de investigação (2006-2007). www.visualcv.com/hugodom


Daniela Vieira
Diretora  de Operações na Wilson Learning (Portugal). Especialista na área da Comunicação e gestão de projetos de eLearning. Desde 2002 que se encontra ligada à área de Recursos Humanos. É diretora de Marketing & Inovação na Wilson Learning (Portugal) onde é responsável pela gestão e implementação de projetos de elearning e blended learning empresarial.


Nelson Jorge
Mestre em Pedagogia do eLearning tendo frequentado a 1ª edição do MPeL . Defendeu a dissertação dedicada a Contextos de Aprendizagem Web 2.0. Encontra-se a finalizar o doutoramento em Educação a Distância e eLearning sobre Realidade Aumentada aplicada à área da saúde. Foi designer instrucional da Unidade de Ensino a Distância (UED), Instituto Politécnico de Leiria durante vários anos. Atualmente é elearning developer na Delft Extension School, Universidade de Delft, (NL) onde desenvolve cursos online e MOOCs....


Teresa Cardoso 
Teresa Cardoso é docente da Universidade Aberta, onde integra o Departamento de Educação e Ensino a Distância. Como investigadora integra o  LE@D – Laboratório de Educação a Distância e Elearning. Participa em projetos de I&D e interessa-se por questões de avaliação, leitura, m-learning e TIC, sendo especialista em meta-análise multimodal e revisões sistemáticas da literatura. É membro de comissões científicas e de organização de publicações e eventos científicos internacionais.


Angelina Costa
Licenciada e mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA encontrando-se a concluir o doutoramento em Educação a Distância e eLearning na UAb. Foi professora no ensino secundário e no ensino politécnico na área da Psicologia Educacional. Trabalhou para o Ministério da Educação: Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), como especialista em avaliação e, na coordenação das equipas dos exames nacionais de Psicologia e de Psicossociologia;  na DGES, na coordenação das equipas de elaboração dos programas nacionais de Psicologia e Animação Sociocultural. Desenvolve trabalho na formação contínua de professores. É tutora na UAb (2007-2015) e investigadora no LE@D,  em projetos sobre políticas e práticas educacionais e de investigação no ensino a distância e elearning no ensino superior. Tem colaborado com organizações internacionais.


Nuno Ricardo Oliveira
Licenciado em Teologia pela UCP, mestre em Educação e Comunicação Multimédia pelo IPS. Encontra-se a concluir o doutoramento na Universidade Aberta. É docente do ensino básico e secundário (1998-2015). Desenvolve atividade como formador especializado na formação contínua  de professores e empresas nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, Web 2.0 e Formação Pedagógica de Formadores. É investigador associado do Laboratório de Educação a Distância e eLearning |LE@D| onde se encontra a desenvolver investigação sobre Redes de investigadores.


Inês Messias
Licenciada em Educação e mestre Educação e Comunicação Multimédia pelo IPS. Foi Assistente Convidada na Escola Superior de Educação de Santarém (até 2014). Desenvolveu atividade de coordenação de projetos no departamento de Tecnologia Educativa da ESE de Santarém. Foi membro da equipa coordenadora do Projeto europeu E-SKILLS : Competences for Collaboration and Knowledge Sharing in Digital Society (Erasmus Intensive Programme). Foi investigadora nos seguintes projetos: VisualYzARte, POFC/Compete; TECH4ALL: Investigating Teachers Practices in using technology for Adult Language Learning. Atualmente desenvolve investigação no Laboratório de Educação a Distância e eLearning, sobre práticas de eLearning no ensino superior.


Estela Gomes
Licenciada em Ensino da Matemática pela Universidade de Lisboa, em Educação pela Universidade Aberta tornou-se mestre em Pedagogia do eLearning por esta universidade. Foi professora do ensino secundário durante vários anos e, posteriormente, dedicou-se  à gestão de uma empresa de serviços educacionais e formação. Iniciou recentemente o doutoramento na área da Educação. É investigadora no Laboratório de Educação a Distância e eLearning.


Maria Filomena Pestana
Licenciada em Educação pela UAb e mestre em Pedagogia do eLearning e pós-graduada em Supervisão Pedagógica e doutoranda em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning. Possui um percurso na formação profissional (duas décadas) no âmbito dos vários domínios de intervenção formativa: análise dos contextos, desenho das propostas formativas, desenvolvimento dos recursos técnico-pedagógicos e avaliação das estratégias pedagógicas. É investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning .


Joaquim Lopes
Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Pedagogia do eLearning pela UAb. É professor do ensino básico e secundário há vários anos. Foi coordenador pedagógico do Plano Tecnológico da Educação do agrupamento a que pertence e é formador de professores na área da Web 2.0 aplicada ao ensino. Desenvolve investigação no Laboratório de Educação a Distância e eLearning integrado num projeto sobre Microbloging e aprendizagem ubíqua.


João Greno Brogueira
Licenciado em Ciências da Informação, UPorto. É mestre em Pedagogia do eLearning pela UAb. Foi professor convidado na University of Saint Joseph, Macau, China. Formador nas áreas do desenho assistido por computador - AutoCAD e 3D (Arquitectura, Design de Mobiliário, Mecânica entre outras)  e áreas da Gestão de Informação e de Conhecimento e Análise de Redes Sociais. Foi coordenador nacional do AUGI - Autodesk User Group International (até 2010). Fundador e Gestor da comunidade de práticas 2D and or 3D Top CAD Experts no Linkedin. É investigador no LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning.


Cristina Neto
Bacharel em Línguas e Secretariado pelo ISACP. Licenciada em Línguas Aplicadas pela Universidade Aberta e com uma especialização em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor pela Escola Superior de Educação de Coimbra. É professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas do Paião - Figueira da Foz.  Mestranda do MPEL 6, a finalizar o segundo ano do mestrado na vertente de Projeto dedicado à acessibilidade em eLearning. Representou o MPeL no curso Erasmus, 2014. Foi membro da Comissão Organizadora do myMPeL’2013.


Nathalie Ferret
Licenciada em Sociologia, pela Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra. Foi Docente/Formadora, na Área de Integração e de Sociologia e, entre outros. Coordenou o Departamento de Desenvolvimento Social e Humano, na ETAP- Escola Técnica, Artística e Profissional de Pombal (1995/96-2010/11). Atualmente é formadora/ e-formadora freelancer. Mestranda do MPeL 6 – Mestrado em Pedagogia do E-Learning – UAb (Portugal). Membro da Comissão Organizadora do myMPeL’2013.


Adelaide Dias
Licenciada em Educação e Comunicação Multimédia. Desenvolve atividade na área da formação profissional (2010-2015) numa empresa de formação, onde é gestora de projetos de formação e formadora certificada.
Mestranda do MPEL 6, a finalizar o segundo ano do mestrado na vertente estágio, no Laboratório de Educação a Distância e eLearning na Universidade Aberta. Foi membro da Comissão Organizadora do myMPeL’2013.


Cecília Tomás
Licenciada em Filosofia pela UCP, pós-graduada em Educação para a Cidadania tem interesses ligados à Ética, Web Semântica, Internet das Coisas, Acessibilidade e Sustentabilidade. Estudou Pedagogia do eLearning na UAb (onde efetua doutoramento na mesma área) e especializou-se em Educação Especial (2014). Investigadora do Laboratório de Ensino a Distância e eLearning (LE@D) e integra o grupo eLearning Inclusivo e Acessivel.  É Investigadora no Centro de Estudos de Filosofia da UCP e coordena a plataforma de elearning 'Olá Consciência'. Pertence à Unidade de Multideficiência do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.


 Programa (provisório) 



Palácio Ceia
 Local 

Sede da Universidade Aberta
Palácio Ceia
Rua da Escola Politécnica, nº 141-147
1269-001 Lisboa
Clique aqui para ver informações sobre a localização.


 Almoço 
Restaurante oficial da Conferência: Tasca do Urso
Consulte aqui o menu.

 Organização 
(clicar nos logotipos para aceder aos respectivos websites)

 


 Comissão organizadora 

          

       Lina Morgado     Liberdade Almeida        Adelaide Dias

          
      Diana Morais               João Pinto              Nelson Soares      
Sérgio Lagoa   

com a colaboração de Paulo Guapo e LE@D


 Apoios 
(clicar nos logotipos para aceder aos respectivos websites)