Mestrado

O curso de mestrado em Pedagogia do Elearning(MPeL) integra‐se no 2º ciclo de estudos universitários e visa uma especialização na área científica das Ciências da Educação de acordo com a legislação emitida pelo MCTES, nomeadamente, o Decreto‐Lei 42/2005 de 22 de Fevereiro e, o Despacho nº 10543/2005 de 11 de Maio.

Objetivos
Este mestrado tem como objetivo geral preparar profissionais das áreas do ensino e da formação para atuarem no universo da educação a distância e da pedagogia do elearning adquirindo competências específicas na área.
Este curso constitui‐se assim, numa oportunidade de formação e/ou de requalificação profissional, assumindo igualmente uma lógica de consciencialização e de afirmação profissional. Sendo um curso de 2º ciclo de estudos universitários tem como meta o desenvolvimento das competências referenciadas no Artigo 15º do Decreto‐Lei 74/2006 de 24 de Março bem como um conjunto de objetivos adequados ao perfil que se pretende desenvolver.

Assim, espera‐se que no final do percurso do mestrado, o estudante tenha sido capaz de:
  • Adquirir, desenvolver, refletir e analisar o património conceptual e as metodologias de ensino a distância (e da virtualidade) através da imersão em ambiente online; 
  • Analisar criticamente o papel das tecnologias da comunicação e da informação nos contextos de formação e de educação e dos ambientes emergentes; 
  • Promover a análise crítica sobre os desafios das tecnologias da informação e comunicação, da “sociedade em rede” e dos modelos de educação aberta e a distância nos contextos de formação/educação na sociedade atual; 
  • Desenvolver competências fundamentais para a conceção, docência online, organização, avaliação de cursos de elearning fundamentados em termos pedagógicos; 
  • Adquirir, desenvolver e aprofundar competências de investigação nas áreas temáticas abordadas no curso.


Prémios
O mestrado em Pedagogia do eLearning recebeu em 2012 o E‐excellence Label atribuído pela EADTU [European Association of Distance Universities] relativo à Qualidade em eLearning na Europa. 

Foram ainda atribuídos os seguintes prémios e menções honrosas a estudantes do MPeL: 
  • 2009 - Prémio Armando Rocha Trindade pela melhor dissertação sobre Educação a Distância em Portugal. 
  • 2009 - Prémio Leading Innovative Practice Award na Conferência The European school 2.0, EDEN Seventh Open Classroom Conference. 
  • 2013 - Menção Honrosa pela Fundação Universia de Espanha ao melhor trabalho sobre acessibilidade em contexto virtual a trabalho de estudante do mestrado;
  • 2014 - Menção Honrosa em paper sobre o uso dos Pecha‐kucha nas conferências do MPeL no III Colóquio Luso‐Brasileiro de Educação a Distância e eLearning, Lisboa por estudantes do mestrado. 

Endereços web oficiais:
Hino MPeL
Musica e letra original criadas pelo Mestrando Ricardo Carvalho para a 4º Conferência My MPeL a decorrer hoje, dia 30 de Novembro de 2013.



Ser Estudante Online na Universidade Aberta
Este vídeo faz parte da Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, orientado pela Professora Doutora Lina Morgado